top of page

As aulas serão on-line

|

Aracaju - Sergipe - Brasil

Eletiva "Conhece-te a ti mesmo"

Desenvolvendo o pensamento crítico e autônomo, a partir do conhecimento da própria ignorância.

Não há mais vagas para esta Eletiva
Escolha outra disciplina
Eletiva "Conhece-te a ti mesmo"
Eletiva "Conhece-te a ti mesmo"

Horário e local

As aulas serão on-line

Aracaju - Sergipe - Brasil

Convidados

Sobre o evento

Você sabia que nosso cérebro é programado para ignorar informações?

A ignorância nesse sentido é um artifício para a saúde e o bom funcionamento dele. É justamente a compreensão desta ignorância benéfica que permite aos mágicos ilusionistas fazerem pessoas flutuar, cartas e objetos desaparecerem bem diante de nossos olhos como se nós estivéssemos enfeitiçados ou como se eles fossem possuidores de poderes sobrenaturais.

Com muito treino e extrema habilidade, estes mágicos brincam com nossas emoções, com nossa percepção da realidade, nos iludindo, nos manipulando pra nos fazer sorrir e vibrar com seus feitos.

Infelizmente, os mágicos ilusionistas não são os únicos que se utilizam da maneira como nosso cérebro trabalha pra nos manipular.

Gatunos, trambiqueiros, empresários, políticos, chefes de seitas ou organizações religiosas, entre muitos outros, também se utilizam deste conhecimento, mas, ao contrário dos ilusionistas, não fazem isso para nos divertir, mas para tirarem algum tipo de vantagem e/ou nos induzir a agir ou pensar de determinada forma que lhe seja conveniente.

Vivemos uma época sombria, onde pessoas se matam por causa de bullying e outras matam por causa de um tênis de marca. Onde ainda encontramos, em pleno século XXI, quem acredita que a Terra é plana e onde o conhecimento científico não tem valor superior a uma mera opinião.

Uma época em que milhares de religiosos cristãos "fazem arminha" e se dispõem a seguir e a tratar como mito alguém que, além de homofóbico, é simpatizante da tortura e do regime militar.

Uma época onde o amor, a tolerância e a empatia saem de cena para dar lugar ao ódio, à intolerância e ao individualismo.

Onde pessoas pobres e negras defendem bandeiras que só beneficiam brancos e a elite.

Essa disciplina foi elaborada pra você que acredita que nunca será manipulado, pra você que se enquadra em qualquer uma das situações acima, ou simplesmente pra você que, consciente de todo esse problema, busca, insistentemente, mais conhecimentos que o ajudem a se proteger das manipulações maldosas e a agir de forma crítica e autônoma no mundo.

Aguardo vocês ansiosamente.

Professor Rafael Jesus

Compartilhe esse evento

bottom of page