top of page

O "Costão" chegou

Atualizado: 28 de set. de 2019


Professores do "Costão" em reunião pedagógica

Na manhã de ontem, 31, sábado letivo, professores do Centro de Excelência “Prof. João Costa” participaram da primeira reunião pedagógica do segundo semestre de 2019. Na pauta, além dos assuntos corriqueiros relativos a ações pontuais que devem ser pensadas e executadas para o bom funcionamento didático-escolar da instituição, um mereceu destaque: a apresentação, feita pelo prof. Heriberto de Souza (Português), do www.cepjoaocarlos.org, novo site-portal do Colégio.

Página inicial do www.cepjoaocosta.org

Idealizado, a princípio, para servir de instrumento educacional de interação entre professores, alunos e, de modo mais abrangente, a comunidade mundial de internautas, o “Costão”, como carinhosamente está sendo chamado, também disponibilizará serviços administrativos que facilitarão o trabalho de toda a sua equipe. Assim, por exemplo, reservas de espaços e mídias, que antes eram feitas por meio de registro manual em tabelas agrupadas em pastas guardadas na sala da Coordenação, passarão agora a ser realizadas diretamente pelo professor mediante uso de seus computadores, tabletes ou smartphones.

Página do site: "Reserva de Espaços e Mídias"

De igual forma, a escolha de tutores, a inscrição de alunos em disciplinas eletivas – que já vinha sendo feita avulsamente por meio de “Formulários Google” - e a até mesmo o horário dos professores, entre tantos outros serviços, também serão realizados online.



O site ainda conta com um blog, o “Costão Blog”. Nele, serão postados textos de diferentes gêneros (jornalísticos, poéticos, ensaísticos, informativos etc.) escritos preferencialmente por professores e alunos, abordando questões diversas, porém todas elas condizentes com a formação artístico-cultural e educacional do nosso alunado. Além de servir como fonte de informação e de divulgação de nossas práticas educativas, o “Costão Blog” também servirá como laboratório de redação. Aliás, esse foi o motivo primeiro que nos motivou a criá-lo. Enquanto tal, deverá cumprir, a exemplo de tantos outros existentes em nossa escola, a sua função precípua de espaço destinado ao exercício de práticas discursivas baseadas em conhecimentos teóricos adquiridos na área da produção textual.

Outro espaço que também merece destaque no site é a aba “Papelaria”. Os professores que desejarem publicar seus arquivos já poderão fazê-lo diretamente por meio de seus notebooks, tabletes ou celulares. O processo é bastante simples. Primeiramente, é necessário ter um conta no www.cepjoaocosta.org. Somente professores cadastrados poderão fazer uploads de arquivos. Depois de cadastrados, basta acessar a aba "Caderno Escolar" no menu principal e, na sequência, selecionar "Papelaria". Uma página será aberta contendo pastas, uma para cada professor. Se você necessitar de ajuda, há um texto orientador já publicado no Dojão. Confira: https://www.cepjoaocosta.org/post/untitled.

Por fim, há ainda um cantinho no “Costão” reservado para discussões mais amplas: o Costão Fórum. Aqui, questões abertas serão postadas para, de forma construtiva, amadurecer propostas inteligentes para o desenvolvimento de toda a nossa comunidade. Durante a reunião, a título de sugestão, apresentou-se, como proposta primeira de discussão, os 50 anos do Colégio João Costa. Em breve, ela será apresentada. Aguardem.


Espero que os professores abracem o nosso site-portal. Nada nele é definitivo. A contribuição de todos é, inquestionavelmente, importante para o seu desenvolvimento e fortalecimento. Acolha-o se achá-lo importante. Para dar um passo inicial nesse sentido, que tal fazer já a sua inscrição?! Até o próximo post.

101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page