top of page

O que avalia a competência II da redação do ENEM.



Neste pequeno comentário, abordaremos o que você precisa saber sobre algumas questões da competência II, a saber, Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Considerada a mais complexa, por abordar duas perspectivas uma em relação ao conteúdo, segunda relacionada à sua estrutura. Dessa forma, vemos a importância de estuda-la de forma fragmentada, necessitando compreender as partes em detrimento do todo.


COMPRENDER A PROPOSTA DE REDAÇÂO.


Esse primeira parte, diz respeito de se entender o que está pedindo, fomentada a partir do conhecimento dos principais eixos, os quais norteiam a escolha da proposta que será trabalhada como: político, social e científico Sendo destaque, o social e político em que notamos a violação dos direitos humanos, ou seja, o foco em uma minoria da sociedade.


APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA DESEVOLVER.


Nessa, vemos que entra as questões de interdisciplinaridades, ou seja, ativação do seu repertório sociocultural. Os avaliadores verificarão seus conhecimentos além do que estar nos textos motivadores e se conseguem ajudar no desenvolvimento do tema. Nesse ano, os corretores estrão mais atentos no que está sendo citado, se há relação direta com o assunto em questão. Lembrando não é apenas citar por citar, que aumentará sua nota, contudo a reciprocidade do assunto em foco com o a citação. FIQUE ATENTO! Você possui grande aporte teórico, use e abuse de todas as áreas do conhecimento, mas com bastante responsabilidade e sendo analítico de atenção.


DESENVOLVER O TEMA DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.


Além de tudo, fazemos menção à terceira parte dessa competência, que nada mais é: compreender a proposta, conhecer várias áreas do conhecimento, mas desenvolver nos padrões estruturantes de uma dissertação argumentativa, destacando a prosa, mas o que é um texto em prosa? Nada mais que, um texto construído em parágrafos.



-Foco temático (Não fugir do tema);

-Não relativizar, ou seja, Não utilizar senso comum;

-Respeitar a tipologia textual;

-Boa seleção do conteúdo.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page