top of page

O sertão cordelista

Atualizado: 9 de mai.

 Por Joana Vitória e Breno Natan (alunos do 2.º Ano F)


Alunos do 2.º Ano "F" do Costão

Dia 29 de maio próximo, o Costão realizará mais uma feira cultural, evento que já acontece há bastante tempo na instituição e que tem por objetivo incentivar alunos a pesquisar sobre as principais manifestações artístico-culturais de nossas gentes e, por conseguinte, divulgar não somente obras de artistas regionais e nacionais, mas também produzir cultura e arte. O evento é mesmo um dos momentos artísticos e socioeducativos mais expressivos realizado no espaço escolar.

 

Alunos do 2.º Ano "F"

Todos os anos, um tema geral é definido; baseado nele, vários outros específicos são sugeridos às turmas das três classes do Integral para que elas possam, por meio de uma pesquisa orientada, desenvolvê-los e transformá-los em apresentações a serem exibidas ao grande público no interior da própria escola. O tema geral deste ano é a Imersão Artística Nordestina. Em 2024, os alunos do 2.º "F" do Costão, especificamene, mostrarão à comunidade escolar a arte do sergipano Chiquinho do Além Mar, nascido Francisco Passos Santos, músico, escritor, compositor, cordelista e professor de português e inglês da rede particular de ensino. De acordo como Solu&Tudo (https://conteudo.solutudo.com.br/solutudo/chiquinho-do-alem-mar/), “suas obras buscam retratar as raízes históricas de nossa terra utilizando poesia, humor e a linguagem regional”. Ainda de acordo com o site, tudo começou há mais de vinte anos. Sua identidade cultural forjou-se desde a sua infância, “quando vendia queijo na Orla de Atalaia e já produzia pequenas poesias de cordel.”.

 

Chiquinho do Além Mar (Foto by SoluTudo)

O 2.º Ano F, encarregado de retratar a vida e obra de Chiquinho do Além Mar, encontra-se atualmente sem uma concepção definida para a sua apresentação. contudo, cogita-se a possibilidade de representar o cordel na montagem do evento como uma forma de prestar homenagem ao Chiquinho.

 

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page