top of page

Pós-médio no Costão

Atualizado: 1 de mar. de 2020


Fotos de Cleide Calderaro

Na manhã de hoje, 28 de fevereiro, no Auditório do Centro de Excelência “Prof. João Costa”, realizou-se a segunda semana de aulas do “Pós-médio”, uma disciplina que integra a grade curricular do Ensino Integral com uma proposta semelhante aos dos cursinhos pré-vestibulares focados, em particular, no horizonte que se apresentará aos alunos depois que eles concluírem o ciclo de estudos do Ensino Médio. O objetivo precípuo dessas aulas é prepará-los, de maneira interdisciplinar, para o ingresso no Ensino Superior ou no mercado de trabalho, duas realidades distintas, importantes e imediatas que se apresentarão, de forma impositiva, a todos aqueles que concluírem esse ciclo.


Assim sendo, o conteúdo disciplinar trabalhado nestas aulas é direcionado para as questões mais relevantes do ENEM e suas implicações mais amplas, numa abrangência que se desdobra desde a ambiência universitária, mais precisamente sobre as características dos cursos oferecidos pelas principais universidades do país, suas qualidades, especificações e exigências de ingresso, passando por questões, entre outras, relativas ao mercado de trabalho, a perspectivas profissionais e laborais.


O oferecimento dessa disciplina é, sem dúvida, uma atividade e iniciativa louváveis, uma vez que intenciona ir um pouco mais além das fronteiras do antigo “cursinho de dicas”, que tentava suprir as carências de uma má-formação educacional, cujo resultado, quase sempre, resultava em fracassos.


O tema trabalhado por esses professores nesta segunda semana do "Pós" tratou, pela primeira vez, a Redação numa perspectiva interdisciplinar (português, geografia e história), como devem ser tratados, para efeito de uma melhor aprendizagem, todos os assuntos dentro do universo de uma Educação Integral.


Parabéns às professoras Renata Amaro (português) e Cleide Calderaro (história), ministrantes das aulas, que, com maestria, conduziram os ensinamentos. Também estão de parabéns os professores convidados Claudemir Ferreira (biologia) e Andréa Aragão (geografia). De igual forma, merecem aplausos a gestão escolar e suas respectivas coordenadoras pelo apoio despendido.


Abaixo, algumas fotos que testemunham esse momento.









100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page