top of page

POSSÍVEIS TEMAS PARA REDAÇÃO DO ENEM 2021


O Enem está se aproximando e com ele vem o medo da maior parte dos candidatos, que é não saber qual será o tema cobrado, como argumentar sobre o tema, e muito menos propor uma solução para o problema apresentado. Para a elaboração do seu texto, que será dissertativo-argumentativo, é sempre bom ter mente alguns possíveis temas, além disso, é importante ter acesso a redações de outras edições que já foram avaliadas com uma boa nota. Pensando nisso, fizemos uma pequena lista de possíveis temas que podem ser cobrados na redação do Enem 2021. Se liga aí nas nossas dicas:


1. Insegurança alimentar, pode ser definida pela falta de acesso aos alimentos. Com o crescente aumento no preço das cestas básicas e o crescimento da pobreza, a insegurança alimentar é um tema que pode ser cobrado na redação desse ano. Lembrem-se das notícias constantes sobre vulneráveis na fila esperando para receber ossos e revirando carro de lixo em busca de alimentos.

2. Violência doméstica, esse é um tema recorrente no nosso cotidiano, e durante a pandemia da Covid 19, com o isolamento social, os números cresceram de forma alarmante, devido a vítima ter que conviver mais tempo com seu agressor, inclusive isso dificultou as denúncias. É importante lembrar, que apesar do crescimento de casos de violência, muitas vezes os números de denúncia diminuíram, devido as dificuldades das vítimas em denunciar seus agressores.

3. Evasão escolar, é tema extremamente atual devido a pandemia que mundo vem enfrentando. Com o isolamento muitos alunos passaram a ter aulas de forma remota, necessitando de meios tecnológicos para dar continuidade aos seus estudos. Entretanto, sabe-se que nem todos tem acesso a aparelho eletrônico e internet de qualidade, fazendo com que muitos estudantes abandonassem os estudos, principalmente alunos da rede pública. Infelizmente esse é apenas um dos motivos, aqui podemos citar outros como baixa renda familiar, bullying, gravidez na adolescência, entre outros.

4. Saúde mental em tempos de pandemia, esse é um outro tema atual e necessário que merece muita atenção. Afinal, a quantidade de problemas de saúde mental durante a pandemia aumentou absurdamente, houve um crescente número de suicídios nesses tempos de isolamento, inclusive entre adolescentes. E é sempre importante lembrar da preciso cuidar da mente, assim como cuidamos do nosso corpo.



De branco? Relaxa. O Enem cobra uma única estrutura de texto, que é a dissertativo-argumentativo. A proposta de redação sempre vem acompanhada por textos de apoio, que podem ser pesquisas científicas, notícias, quadrinho ou outras ilustrações. Esses textos podem ser utilizados para auxiliar e reforçar o argumento do participante, podendo ser usados como citação. Mas é importante lembrar, que esses textos de apoio não podem ser copiados, pois a cópia literal configura plágio.

Uma outra dica, não menos importante, é ter contatos com redações do Enem já corrigidas, na internet você tem acesso a textos que tiraram nota máxima. Não perca tempo, corre lá e procura as redações nota mil de edições passadas.

Outra dica? Leia bastante, leia o máximo que puder, só assim você terá bons argumentos na hora de produzir a sua redação.

E não esqueça: você estudou, você é capaz!

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarai


bottom of page