top of page

Programa Residência Pedagógica, já ouviu falar?

Atualizado: 24 de abr. de 2021

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma ação do Ministério da Educação (MEC) com a união da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que promove a imersão do estudante de licenciatura na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso de graduação.


A parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) do curso de Letras com escolas do ensino básico busca incentivar práticas educativas através do Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de aperfeiçoar e exercitar a relação entre teoria e prática, através de projetos que auxiliem no desenvolvimento de práticas pedagógicas, e, através disso, adequar os currículos dos cursos de licenciatura com base nas normas da BNCC e PCN’s, ou seja, busca a qualificação dos futuros professores e como essas intervenções feitas podem refletir na melhoria da própria escola. O programa tem como subprojeto: “Leitura, Escrita e Oralidade: articulando os multiletramentos aos campos de atuação social e práticas de linguagem”. Além disso, busca familiarizar os estudantes com as normas norteadoras do ensino na educação básica.


Para o Centro de Excelência Professor João Costa, foram designados 9 residentes, todos sob a supervisão da coordenadora do projeto, Taysa Mércia Damaceno, e da preceptora/professora Nívea Barros (Costão). Os residentes são responsáveis por elaborar planos de aula, produzir materiais didáticos e ministrar conteúdos em sala de aula; então, não se assustem se, a qualquer momento, um desses residentes apareça dando aula na sua turma.

Nesse semestre a distribuição das turmas ficou da seguinte forma:


1º A: Regivaldo Vieira

1º B: Grizielle Caldas

1º C: Mylla Santana

1º D: Taynara Cunha

2º A: Vitória Meneses e Caroline Santos


Alunos do "Projeto Residência Pedagógica"

Os outros três residentes, Juliana Santana, João Paulo Oliveira e Mateus Nascimento, ficaram responsáveis por alguns conteúdos que serão postados no portal da escola


Alunos do "Residência Pedagógica" sob a responsabilidade da prof.ª Nívea Barros (Colégio Costão)

Infelizmente não será possível o contato presencial devido à crise sanitária atual, assim como vocês, estamos trabalhando e estudando de forma remota, mas estaremos à disposição de vocês para o que precisarem. Se tiverem alguma dúvida, curiosidade ou precisarem de ajudam, os residentes já estão nos grupos de WhatsApp, nas turmas do Classroom e agora, aqui no Portal da escola, podem nos procurar sempre que quiser. Desejamos um ótimo ano letivo a todos e a todas. E aos que acabaram de chegar à escola sejam bem vindos à família Costão.


Abaixo, segue registro de uma reunião com todos os residentes, preceptores e coordenadores e em seguida uma reunião com o grupo do Costão.




166 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


Tenho orgulho de fazer parte desse projeto 😍 parabéns, Juliana!

Like

É muito bom a oportunidade de participar de um projeto como esse! 😍

Like

Muito bom. É um prazer fazer parte desse projeto!❤

Like

Que iniciativa maravilhosa!! 🤗

Like
bottom of page