top of page

SE LIGA NAS CINCO COMPETÊNCIAS COBRADAS NA REDAÇÃO DO ENEM




O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova feita por estudantes no último ano do ensino médio. Esta prova é uma das formas de entrada em cursos de graduação.

Qualquer pessoa que quiser fazer o Enem pode participar do exame. Ele é aberto ao público em geral e a sua nota pode ser usada das mais variadas formas. Para alguns é apenas um teste de conhecimento, mas para a maioria é a forma de tentar uma vaga em universidade pública por meio do Sisu, uma bolsa de estudos em instituição particular usando o Prouni ou até mesmo o financiamento estudantil do Fies. Os estudantes que ainda não estiverem no 3º ano do Ensino Médio e quiserem somente conhecer o exame podem fazê-lo, mas apenas como treineiros, sendo assim, a nota não poderá ser usada nos programas citados acima.

Entre todas as provas, a que causa mais alvoroço entre os estudantes é a tão aguardada redação. Dessa forma, o estudante deve seguir as cinco competências para que o seu texto seja avaliado com uma boa nota.

1 A primeira competência é ligada ao domínio da escrita formal da língua portuguesa. Nessa competência é avaliado se a redação do candidato está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de pronomes de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. E não acaba por ai, essa competência ainda é responsável por analisar a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.

2. A segunda, é responsável por analisar a compreensão do tema e a importância de não fugir do que é proposto, dessa forma, é responsável por avaliar as habilidades integradas de leitura e de escrita por parte do candidato.

3. A terceira competência foca em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, ou seja, o candidato precisa elaborar um texto que apresente, de forma clara, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação.

4. Já a quarta competência engloba o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Nesse tópico, são avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias. As preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos.

5. Por fim, a quinta e última competência da redação do Enem, esta é responsável por avaliar a proposta de intervenção. Essa proposta se caracteriza por apresentar uma medida para amenizar ou resolver o problema apresentado na proposta temática.

Não esqueça! É essencial dar uma atenção especial a essa parte do texto, preferencialmente, deixando-a em um parágrafo separado, que será a conclusão do seu texto, uma vez que esta competência avalia unicamente a proposta de intervenção, o que a faz valer 200 pontos do texto inteiro. Portanto, é importante elaborá-la com todos os elementos obrigatórios para obter a nota máxima nessa competência.

Esses elementos podem ser definidos por:

* Ação: é o elemento que fica a cargo "do que pode ser feito?"

* Agente: foca em "quem executa a ação"

* Modo/meio: "como se executa ou por meio do que?

* Efeito: é p elemento que corresponde aos resultados "para que?"

* Detalhamento: agrega todos os outros elementos e concretiza a conclusão.

É importante salientar que, para essa competência é necessário a elaboração das propostas. Procure treinar com temas anteriores ou até possíveis temas da redação do Enem 2021. E lembre-se: ao apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado, é imprescindível que os direitos humanos sejam respeitados. A elaboração de uma proposta de intervenção, na prova do Enem, representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade de acordo com os direitos humanos.

Confira, abaixo, a conclusão de uma redação avaliada com a nota máxima no Enem de 2020, cujo tema foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira"


Portanto, faz-se imprescindível que na mídia - instrumento de ampla abrangência - informe a sociedade a respeito dessas doenças e sobre como conviver com pessoas portadoras, por meio de comerciais periódicos nas redes sociais e debates televisivos, a fim de formar cidadãos informados. Paralelamente, o Estado - principal promotor da harmonia social - deve promover a representatividade de pessoas com transtornos mentais nas artes, por intermédio de incentivos monetários para produzir obras sobre o tema, com o fato de amenizar o problema. Assim, o corpo civil será mais educado e os estigmas contra indivíduos com patologias mentais não serão uma realidade no Brasil. (Isabella Gadelha, PA).







54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page