top of page

Volta às aulas em tempos de pandemia


As aulas presenciais voltaram e com elas surgiram muitas indagações e preocupações. De forma gradual e seguindo todos os protocolos de segurança, as escolas estaduais de Aracaju iniciaram o retorno às atividades presenciais de forma híbrida, na qual parte da turma vai para sala de aula em uma semana, enquanto o restante fica em casa de forma remota; na semana seguinte, quem foi para a escola fica em casa e quem teve aula remota vai para sala de aula. Essa foi uma das alternativas encontradas para que o distanciamento e a segurança, tanto para os professores, quanto para os próprios alunos, fossem respeitados.

E aqui no Colégio João Costa não foi diferente. Pensando na segurança e bem-estar de todos os envolvidos nesse retorno, todas as medidas de segurança foram tomadas. Informações espalhadas por todo o espaço da escola, com intuito de reforçar a importância do uso da máscara, do distanciamento social, de não compartilhar materiais, de sempre higienizar as mãos com álcool 70% ou lavar com água e sabão sempre que possível. Além disso, nosso corpo docente está vacinado, a maioria com as duas doses, e agora, também grande parte dos alunos tomaram ao menos a primeira dose da vacina, já que a vacinação se estendeu para adolescentes de 12 anos de idade.


Para que a volta às aulas ocorresse foi fundamental a reorganização da rotina da escola, iniciando desde a entrada e a saída do ambiente escolar. No momento da entrada na escola é disponibilizado tapete com desinfetante bactericida, detergente ou álcool em gel 70% para sanitização dos sapatos dos profissionais da escola e dos estudantes. Além disso, todos devem passar álcool em gel nas mãos e deve ser feita a aspersão de solução de álcool 70% em bolsas, mochilas e demais objetos portados. Outro procedimento padrão é a aferição da temperatura de todos os alunos e profissionais. Também, dos pais que, porventura, precisem adentrar no ambiente escolar. Frisando que a entrada de pais e outras pessoas na escola, no entanto, deverá ocorrer apenas se necessário ou em caráter de urgência. Ademais, os ambientes são ventilados e as janelas e portas ficam abertas.

Contudo, é de extrema importância frisar que a pandemia não acabou e não podemos vacilar quando se trata de Covid 19. Portanto, nada de aglomeração e nem abraços (pelo menos por enquanto).

Esse recomeço pode ser marcado por algumas dificuldades, mas sem dúvida voltar aos poucos às suas atividades cotidianas, ao convívio a à interação social fará muito bem aos jovens. E mais, reitero que vocês podem pedir auxílio, pedir ajuda, tirar dúvidas sempre que precisarem. Se estiver com alguma dificuldade na disciplina de português, podem entrar em contatos com os residentes, inclusive, o colégio dispõe de residentes de outras disciplinas também.

Por fim, uma notícia muito boa. As aulas presenciais retornaram há algumas semanas e graças aos esforços de todos os envolvidos não tivemos nenhuma notícia de infecção no nosso ambiente escolar. Portanto, alunos e toda a comunidade do Costão estão de parabéns. Com a vacinação e o respeito aos protocolos, o retorno do "novo normal" está sendo possível.


Tudo isso vai passar e sairemos mais unidos e fortes!


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page