Olá, pessoal, tudo tranquilo com vocês?!
O Clique, nossa Eletiva do ano passado, está de volta, repaginada, agora com uma pegada mais jornalística, tipo cara e jeito de repórter-fotográfico.
Vocês sabem, né?!, que existe um tipo de jornalismo que é feito de imagens, mais precisamente de fotografias, ou seja, um jornalismo feito por meio de cliques fotográficos que eternizam momentos singulares de nossas vidas e que, pela sua importância, são classificados como “históricos”.
Alguns desses “cliques” são muito bacanas, bacaninhas mesmo, e outros, “pesados”, difíceis de serem encarados, mas absolutamente necessários, porque nos mostram a realidade do jeitinho que ela é, e a gente precisa, de vez em quando, tomar uns sacolejos pra ver se acorda, oxe!
Querem ver uns desses cliques “uau” que despertam em nós momentos de incomum emoção? – Vejam as fotos abaixo. Para mim, elas são todas “uau”, até mesmo as “bad boys”, reparem:
Em 14 de agosto de 1945, em meio ao anúncio do término da guerra dos Estados Unidos contra o Japão, o marinheiro George Mendonsa foi registrado pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt ao beijar uma jovem enfermeira que passava pelo local.
Nesta última colorida aí acima, há nela um homem famoso e mal, muito malvado. Ela não é uma foto “uau”. Eu a coloquei apenas para zoar um pouco de vocês, pra ver se sabem quem é.
Quem é?!
Pois bem, o que eu quis dizer com todo esse blábláblá e fotos acima foi o seguinte: “O Clique” deste semestre é o mesmo do ano anterior com um diferencial: o fotojornalismo. Isso mesmo, desta vez vai ter uma pegada tipo “repórter em ação”. Ah, e tem outra coisa ainda, a Eletiva agora será coletiva, ou seja, contará com a colaboração de todos os professores da Área de Linguagens. Eu achei demais essa ideia de trabalharmos a “várias mãos”, e vocês?
Para quem não sabe, fotojornalismo é o nome que se dá à profissão exercida por gentes do mundo inteiro que se dedicam a contar histórias e mostrar fatos e acontecimentos por meio de imagens. Entenderam, né? – É mais ou menos aquilo que o ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras” quer dizer. Agora ficou fácil de entender o que é a nossa Eletiva, eu acho.
E aí, vamos clicar?
– Se sim, preencham já o formulário de inscrição, tragam seus celulares (grande parte de nossas fotos será feita com eles) e vamos aprender a escrever histórias maravilhosas por meio de belos cliques. Até mais!
Comentários