top of page

EnCinArte: Ensino, Cinema e Arte

Atualizado: 26 de mar. de 2019



No final do século 19, o cinema foi inventado pelos irmãos Auguste e Louis Lumière. Não demorou muito e a crítica especializada passou a considerá-lo, ao lado da música, da pintura, da escultura, da arquitetura, da poesia e da dança, as assim chamadas "Belas-artes", um novo tipo arte. A partir desse entendimento, surgiu, então, a “Sétima Arte”, cujo elemento diferenciador em relação às demais manifestações artísticas é capacidade de reunir todas as anteriores num mesmo espaço. Inquestionavelmente, o Cinema é mesmo isto tudo: sons, silêncios, imagens, letras, vozes, contornos, formas, poesia, movimentos….


Cinema é síntese



Se Cinema é tudo isso, torna-se imperativo que ele assente morada no espaço da escola, ocupe-lhe seus interstícios para dialogar diuturnamente com outros saberes educacionais.

Partindo desse entendimento, no final de junho de 2017, um grupo de professores decidiu criar, no âmbito do Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa, um núcleo de estudos para a produção audiovisual e cinematográfica, nomeado EnCinArte, com a finalidade precípua de, a partir de exibições e leituras de filmes, instrumentalizar o Cinema como ferramenta para o ensino e a aprendizagem de múltiplos saberes condizentes com a proposta curricular e pedagógica da instituição. Apesar de a ideia não ter saído do papel e de o núcleo formalmente não ter sido criado, o EnCinArte elaborou uma primeira mostra de filmes temática, que também não foi exibida, mas que se encontra pronta e poderá ser apresentada à comunidade estudantil a qualquer tempo.



Amanhã, 12, no período da tarde, o professor Heriberto de Souza fará a apresentação formal do site oficial do Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa para os docentes e a equipe técnico-administrativa do Centro. Ao acessar, no menu principal do site, a página “Projetos”, o internauta encontrará, de forma criativa, uma breve descrição do EnCinArte. Na ocasião, quando de sua apresentação do site oficial para parte da comunidade escolar, Heriberto pretende reapresentar a proposta como forma de sensibilizar os professores para a importância da instrumentalização do Cinema como ferramenta para o ensino-aprendizagem. A ideia é que, uma vez reapresentada, a primeira amostra produzida pelo EnCinArte possa ser exibida até o final do ano tanto para alunos do Ensino Integral quanto do Parcial. Vamos torcer para que o Cinema no Zé Carlos seja, enfim, recepcionado por todos.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page